Servidoras do TCE-MS participam de dia especial em homenagem às mulheres
08/03/2019 12:50 Capacitação Saúde Olga Mongenot Mary Vasques
A iniciativa do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Escola Superior de Controle Externo em prestar homenagens às servidoras do TCE-MS foi para celebrar o Dia Internacional da Mulher. Realizado no auditório da ESCOEX, o evento que reuniu mais de 100 servidoras e teve como tema, “Diálogo com as Mulheres – Desafios e Oportunidades” trouxe a pauta assuntos importantes e atuais, como a complexidade da vida profissional, o mercado de trabalho e negócios, e ainda, dicas de saúde, beleza, entre outros.
O início da programação da manhã foi dado pela chefe do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), Elaine Góis dos Santos Gianotto que na ocasião, leu uma mensagem de saudação feita pelo Presidente do TCE-MS, Conselheiro Iran Coelho das Neves. Na mensagem o Presidente parabenizou a todas as servidoras da Corte pelo dia, e destacou o caráter e a competência das mulheres na contribuição da construção de uma sociedade mais justa e solidária e, também, a importância das mesmas para o bom andamento dos trabalhos no Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul.
Representando o Diretor-Geral da ESCOEX, Conselheiro Waldir Neves, a assessora de gabinete Rita de Cássia Toledo deu boas vindas às mulheres e ressaltou que a escola do Tribunal estará sempre de portas abertas para o conhecimento, capacitação, bem como para a realização de encontros que venham sempre agregar ao trabalho desenvolvido pelas servidoras e servidores do TCE-MS.
Logo após, a Procuradora de Justiça do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, Ariadne Cantú, abriu os trabalhos do “Diálogo com as Mulheres – Desafios e Oportunidades”. Na oportunidade, a Ariadne deu início à palestra falando sobre o papel da mulher na construção de um novo tempo. “Imposível falarmos sobre a complexidade da vida profissional das mulheres sem tratarmos do papel dessa mulher na luta pela igualdade e um novo tempo que almejamos para nós mulheres é um tempo em que possamos viver com tranquilidade, numa sociedade justa e solidária, e que a mulher possa exercer com plenitude todos os seus papéis, não necessitando se esforçar para ser melhor do que o homem, para mostrar que tem seu valor e receber um salário igual, é um direito inerente a qualquer ser humano, esse para mim é um novo tempo”, afirmou.
A programação da manhã contou também com a participação da empresária Maria Helena Bonotto, Presidente da BPW Brasil – Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Campo Grande. Na ocasião, Maria Helena conversou com as servidoras sobre os desafios do mercado de trabalho e negócios. “Hoje a mulher está onde ela quiser, não existem mais limites desde que ela acredite nela mesma, e independente de qual atividade que desempenhe, o mais importante é que faça bem feito e com amor, e as mulheres têm essa característica”.
Falando sobre o tema “saúde, autoestima, beleza e novidades”, a endocrinologista Luciana Matos revelou que muitas mulheres têm a autoestima baixa e os anúncios nos meios de comunicação e redes sociais que mostram um padrão de beleza contribuem para essa baixa autoestima. “Temos que buscar acima de tudo nos dar bem com nossa saúde física e emocional, isso que vai refletir beleza e autoestima. Não adianta uma busca incessante por procedimentos estéticos se o emocional não estiver em equilíbrio, fora que a beleza não é somente o exterior é um conjunto de cuidados, de prevenção de doenças, boa alimentação associada a bons hábitos, esse conjunto sim, é que vai refletir a beleza natural que todas nós temos”.
No diálogo mediado pela Coordenadora do Núcleo de Pesquisa da ESCOEX, Professora Sandra Serrano e que contou com a participação das palestrantes convidadas, as servidoras do TCE-MS puderam fazer perguntas e tirar suas dúvidas em relação aos temas apresentados.
Para a servidora Fabiana Félix (Engenharia), o evento foi muito proveitoso e destacou a importância para a consolidação da mulher na sociedade. “A palestra foi muito boa, bem esclarecedora a respeito da caminhada das mulheres ao longo da história e também dos desafios que ainda temos que enfrentar para conseguir igualdade no trabalho, ter uma autoestima melhorada."
A servidora Noemi Magalhães (Cartório) ressalta que os temas abordados nas palestras foram relevantes para agregar mais conhecimento. "Aprendi sobre a liberdade da mulher, e de que devemos nos valorizar, sobre nossos direitos diante da sociedade e até mesmo sobre a beleza feminina. Um evento como esse oferecido pelo Tribunal de Contas só tem a agregar para o nosso crescimento, tanto pessoal como profissional, e até mesmo intelectual".
A celebração ao Dia internacional da Mulher seguiu no TCE-MS com um sorteio de diversos presentes e brindes doados por empresas parceiras da área de cosméticos, beleza, clínicas de fisioterapia e dermatológicas, Hamburgueria, empório de alimentos e do setor de decoração.
No encerramento da programação, as servidoras do Tribunal de Contas, ainda, puderam se deliciar com um coffe break e comidinhas empratadas, além de massagens terapêuticas.