Notícias | Visualizar

TCE-MS capacita servidores sobre Orçamento Público na Prática

14/03/2022 15:36   Capacitação   Olga Cruz




Mais de 60 servidores de diversos setores do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, deram início na manhã desta segunda-feira, 14 de março, ao primeiro dia de capacitação sobre o tema: Orçamento público na prática: do planejamento à execução orçamentária. O curso ministrado no formato virtual pelo instrutor Dreone Mendes tem como objetivo fazer com que os servidores compreendam na prática todo o ciclo orçamentário, desde a elaboração das peças orçamentárias, até a sua execução.

Na abertura, o diretor da Secretaria de Controle Externo do TCE-MS, Eduardo dos Santos Dionizio, enfatizou que o Tribunal de Contas por meio da administração do presidente Iran Coelho das Neves e da direção da Escoex, pelo conselheiro Waldir Neves, tem procurado sempre capacitar seus servidores e o público externo, como os jurisdicionados e pessoas da sociedade.

De acordo com Dionizio, o curso é uma continuidade de um outro que ocorreu em dezembro de 2021, o Fontes de Recursos. “Esse curso tem uma especificidade porque vai abordar desde o planejamento do orçamento e sua execução, duas fases distintas em que uma complementa a outra. A importância é trazer para os nossos profissionais de auditoria uma capacitação voltada para melhor entender a elaboração e a execução do orçamento público, pois é isso que vai melhorar a nossa capacidade de trabalho e as análises sobre as prestações de contas dos nossos jurisdicionados”.

A auditora estadual de controle externo do TCE-MS, Flávia Pierin Freitas Buchara, destacou que a capacitação faz parte do Programa de Educação Continuada do Tribunal de Contas e tem como propósito associar a teoria à prática. “Nessa capacitação, a Gerência de Sistematização e Procedimento da Secretaria de Controle Externo com o apoio da Escoex, atuou no sentido de personalizar o curso, para que os servidores tenham a oportunidade de conhecer as ferramentas e os recursos na prática, para que os auditores façam o acompanhamento e suas análises da execução através das prestações de contas”.

Segundo a coordenadora-geral da Escola Superior de Controle Externo (Escoex), Sandra Rose, a duração do curso será de três dias, tendo iniciado hoje, dia 14, e com encerramento no dia 16 de março. “Os participantes vão ter 15 horas de aula onde serão discutidos relevantes tópicos como: o planejamento orçamentário, execução orçamentária, classificações de receita e despesa, o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentária, a Lei Orçamentária Anual e os relatórios resumidos de execução orçamentária, sendo uma oportunidade única no aprimoramento de suas análises”.

Instrutor – Dreone Mendes é mestrando em Desenvolvimento e Sociedade pela Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP);graduado em Ciências Contábeis (2012), e especialista em Controladoria (2015)pela UNIASSELVI, também é especialista em Gestão Pública Municipal (2017) pela Universidade Tecnológica do Paraná (UFTPR), e em Direito Tributário (2020) pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC); Vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRC/SC); Multiplicador da Secretaria do Tesouro Nacional (STN); Professor da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI);Instrutor na área de contabilidade, administração pública, documentos digitais, gestão fiscal de estados e municípios, apuração e avaliação de demonstrativos fiscais, Lei de Responsabilidade Fiscal, Direito Financeiro, Orçamento Público, e outras áreas.