TCE-MS orienta municípios sobre aquisição pública de medicamentos
03/06/2022 12:59 Capacitação Olga Cruz

Mary Vasques
Na live transmitida em tempo real pelo canal do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul no YouTube realizada na manhã desta sexta-feira, 03 de junho, e, os auditores de controle externo do TCE-MS, Haroldo Oliveira de Souza, Dafne Reichel Cabral e Giovanna Félix, puderam esclarecer as principais dúvidas dos jurisdicionados em relação a aquisição pública de medicamentos.
Na abertura, o chefe da Divisão de Fiscalização da Gestão da Saúde da Corte de Contas, Haroldo Souza, fez os agradecimentos e destacou que a gestão do TCE-MS tem incentivado esses eventos como um trabalho prévio e orientativo. “Agradeço ao presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Iran Coelho das Neves, o diretor-geral da Escoex, conselheiro Waldir Neves, assim como todos os conselheiros por sempre apoiar e dar todo o suporte para a realização de eventos como este para ajudar o gestor público”.
De acordo com o chefe da Divisão de Fiscalização da Gestão da Saúde da Corte de Contas, Haroldo Souza, a pauta da live é muito relevante “porque muitos municípios do Estado têm tido problemas com o desabastecimento de medicamentos”.
A auditora de controle externo Dafne Reichel apontou que um dos grandes desafios para melhorar nas licitações é o planejamento. “Contratos falhos tem dois grandes culpados: um é a fiscalização, onde o fiscal e o gestor não acompanham toda a execução do contrato e o outro é a falha no planejamento”.
Giovanna Félix abordou sobre como os municípios obtém as cotações para realizar a aquisição dos medicamentos. Nos exemplos citados, a auditora de controle externo ressaltou que a CEMD é um órgão interministerial que tem como objetivo regular os preços do mercado de medicamentos e publica sempre em qual valor máximo esse medicamento pode chegar. “Por isso a CEMD não serve como referência para obter o preço médio dos medicamentos porque ela já trabalha com os preços elevados”.
No evento que teve como como público-alvo, jurisdicionados, pregoeiros, equipes de apoio, integrantes de licitação, servidores do TCE-MS e pessoas da sociedade em geral, o instrutor Haroldo Souza acredita que os objetivos da live foram alcançados. “Conseguimos esclarecer pontos relevantes como a importância do planejamento nas licitações; apresentamos os referenciais de preço para realizar uma pesquisa de preço efetiva, e respondemos as perguntas que os municípios nos enviaram com dúvidas sobre o assunto abordado”.
Assista a live na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=q-qBDnPmf3E