Notícias | Visualizar

Formação dos servidores do TCE-MS ganha reconhecimento de Procurador do TCU

30/09/2016 00:00   Educação   Olga Mongenot/ Henrique Xavier   Roberto Araújo




A manifestação foi feita pelo procurador do Tribunal de Contas da União, Júlio Marcelo de Oliveira, em palestra realizada em Campo Grande por ocasião do início do curso de pós-graduação para servidores do TCE-MS. Na opinião do procurador, a iniciativa demonstra que a Corte de Contas do Mato Grosso do Sul está alinhada aos compromissos mais relevantes de uma instituição: valorizar o capital humano. “O principal ativo do Tribunal de Contas é o seu corpo técnico e a necessidade de capacitação é permanente, e fazer isso de uma maneira estruturada, com esse nível de profundidade que o curso propõe aos servidores que aderiram a essa proposta é fantástico. O Tribunal de Contas aqui do MS está de parabéns porque esse é o caminho, do conhecimento, da melhoria e da capacitação contínua, até para enfrentar os desafios que provavelmente serão cada vez maiores nos órgãos de controle”.

Júlio Marcelo de Oliveira falou também dos ganhos que esta ação do TCE-MS vai proporcionar à sociedade: “A população sul-mato-grossense, ganha também, um controle externo mais efetivo, capaz de fazer uma análise mais profunda e criteriosa das atividades da administração e entregar para sociedade, para o parlamento e para a própria administração, diagnósticos, determinações e recomendações efetivas, fundamentadas e que vão realmente contribuir para a melhoria da administração pública”.

 

O curso de pós-graduação é mais uma conquista dos servidores proporcionada pelo modelo de gestão compartilhada, implementado pelo atual presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Waldir Neves, que tem investido na educação para o processo contínuo de aperfeiçoamento interno e externo, visando alcançar, de forma transparente, resultados que atendam às expectativas da sociedade.

O presidente destaca que esse evento marca o início de mais uma jornada do Tribunal de Contas rumo ao conhecimento, “Estamos dando início ao curso de pós-graduação, Direito do Estado com ênfase no Controle Externo, mais uma ação efetiva que dará oportunidade aos nossos servidores de ampliarem seus conhecimentos acerca da gestão pública, ficando ainda mais preparados para atuar na fiscalização e na prevenção de infrações”.

 

O vice-presidente do TCE-MS, conselheiro Ronaldo Chadid também destacou esse avanço do Tribunal pela qualificação dos servidores, “Somos eternos aprendizes, o conhecimento não ocupa espaço e todos só temos a ganhar com o início do primeiro curso de especialização em Direito do Estado e Controle Externo, realizado por meio da Escola Superior de Controle Externo (Escoex) do TCE-MS, juntamente com a Academia Sul-Mato-Grossense de Direito Público”.

 

O curso de Pós-Graduação em Direito do Estado com ênfase no Controle Externo será realizado na Unigran, na modalidade presencial, com um total de 410 horas/aula. Foram oferecidas 60 vagas em que os servidores ainda contarão com um auxílio parcial no custo das mensalidades.