Servidores do TCE-MS recebem palestras sobre efetividade e produtividade
10/02/2017 00:00 Educação Tania Sother Roberto Araujo

O evento foi promovido pela Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, por meio da Escola Superior de Controle Externo (Escoex) para dar as boas vindas aos servidores nesse novo ano de trabalho. O músico Simona e a cantora Carol Castanho deram o ”tom” dessa tarde de aperfeiçoamento dos conhecimentos para os servidores. A diretora geral da Escoex, conselheira Marisa Serrano, abriu o evento ressaltando a importância desse momento de acolhimento. “É importante que todos tenhamos força para começar um novo ano de trabalho e nada melhor do que integrar os polos do conhecimento com a sensibilidade para ter ânimo para essa nova etapa”.
O primeiro a palestrar foi o Diretor de Gestão e Modernização, Douglas Avedikian, sobre tema “Foco 2017: o papel do servidor na efetividade do TCE-MS“. Ele lembrou dos 14 objetivos a serem alcançados ao longo de 5 anos pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul. “A cada ano estabelecemos 3 pilares ligados a esses objetivos. Em 2017 elegemos a efetividade, o Tribunal 100% digital e o controle interno.”
Para o diretor da DGM o mais importante deles é a efetividade uma vez que ela engloba toda a ação do Tribunal. “Todas as Cortes de Contas do País buscam a efetividade para levar esse resultado para a sociedade. E para conseguir isso chegamos a um ponto fundamental – o servidor tem que ter atitude, tem que entender de liderança e gestão de tempo. E é isso que eu pretendo passar nessa palestra”, concluiu.
Logo depois, com o tema “Produtividade no setor público: o papel das instituições e a imposição dos fatos”, o auditor do Tribunal de Contas da União, Fernando Silveira Camargo, disse que esse é um assunto pouco discutido no setor público brasileiro mas que é uma realidade que começa a mudar.
Para o auditor existe a necessidade de se aprender a fazer mais com menos. “Os estudiosos do assunto dizem que no Brasil só temos produtividade no setor agropecuário. E o nosso desafio no setor público, principalmente agora com a PEC dos gastos públicos, é ter que aprender essa lição. Usar os recursos disponíveis e extrair o máximo de produtividade”.
Também presente às palestras, o coordenador geral da Escoex, Ben Hur Ferreira, disse que o TCE-MS tem tratado a formação dos servidores como algo estratégico, com investimento e criatividade. “Com o apoio do presidente, conselheiro Waldir Neves, dentro de um modelo de gestão compartilhada com os demais conselheiros, estamos conseguindo oferecer e manter um alto nível de formação para os servidores”.
Apoio também enfatizado pela conselheira Marisa Serrano. “O nosso presidente Waldir Neves tem nos apoiado incondicionalmente e isso faz toda a diferença. A Escola é para garantir aos servidores que eles tenham uma boa formação para efetuar o trabalho e também garantir que o jurisdicionado não fique tão afastado dos conhecimentos. Assim todos crescem e quem sai ganhando é a sociedade que vai ter uma melhor educação, saúde, saneamento, enfim, uma vida melhor”.