
“Os Tribunais de Contas e o Direito à Boa Administração Pública” é uma obra assinada pela auditora estadual de controle externo e supervisora da Divisão de Saúde do TCE-MS, Dafne Reichel Cabral. Sem perder o aprofundamento teórico, a autora aborda de uma maneira didática de que o princípio da boa administração adquire a natureza de direito fundamental à luz do ordenamento jurídico brasileiro.
Dafne Reichel destaca que a obra é fruto de uma comprometida pesquisa acadêmica, que surgiu durante o mestrado que fez sobre Direitos Fundamentais. “Quis adentrar em um tema que importasse para a sociedade, como auditora de controle externo tratei sobre o tema com uma visão crítica e propositiva da atuação do Tribunal de Contas e do profissional de auditoria”.
A autora ainda ressalta o suporte que o TCE-MS tem dado para a boa formação dos seus agentes públicos. “Estou muito contente com o apoio do presidente do TCE-MS, conselheiro Iran Coelho das Neves e dos conselheiros para a divulgação do livro, e o apoio que sempre tem dado para a nossa carreira como auditor estadual de controle externo”.
Para o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, conselheiro Iran Coelho das Neves - Os Tribunais de Contas e o Direito à Boa Administração Pública, é um livro que merece a leitura. “É um trabalho feito pela auditora de controle externo Dafne Cabral, e que visivelmente propõe uma melhoria na atividade de controle e no exercício das funções públicas. O TCE-MS parabeniza e sente-se honrado pela autora ser uma agente pública da nossa Corte de Contas”.
A autora
Dafne Reichel Cabral é especialista em Direito Tributário e Direito Administrativo e mestre em Direitos Humanos. Auditora estadual de controle externo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, atualmente atua como supervisora da Divisão de Saúde do TCE-MS.
Em seu currículo, Dafne possui vasta experiência na área do controle externo, tendo sido instrutora em diversos cursos presenciais e em EAD da Escola Superior de Controle Externo (Escoex). Contribui como palestrante em seminários e conferências promovidas pelo TCE-MS na capacitação de jurisdicionados e agentes públicos da Corte de Contas.