
Auditores e técnicos de controle externo do TCE-MS que atuam na área de controle e fiscalização participaram nesta quinta-feira, 15 de maio, de um curso sobre “Avaliação de políticas públicas”.
Ministrado pelo auditor do TCU, Rafael Encinas, a capacitação vai ajudar a compreender na prática como avaliar os resultados de uma política pública utilizando as Políticas Automotivas de Desenvolvimento Regional (PADR) que constituem um incentivo fiscal, permitindo também o aprendizado das políticas públicas implementadas mediante subsídios e incentivos fiscais.
Dividido em 7 aulas, o curso vai abordar temas como “Aspectos conceituais de políticas públicas”; “Fundamentos da avaliação de políticas públicas”; “Controle externo de políticas públicas e principais referenciais”; “Controle da formulação da política pública”; “Controle da implementação de políticas públicas” e “Análise quantitativa de políticas públicas”.
A capacitação faz parte do Projeto de Formação Continuada em auditoria que tem o objetivo de ampliar os conhecimentos dos profissionais de auditoria do TCE-MS para realização das atividades fiscalizatórias e atender os quesitos avaliativos do Programa de Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas – QATC, sob a responsabilidade da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil – ATRICON.
O Projeto de Formação Continuada em Auditoria foi dividido em duas etapas. A primeira, realizada em 2024, disponibilizou cursos de “Português jurídico” e “Linguagem simples: qualidade na comunicação do controle externo”. Em 2025 estão sendo realizados cursos voltados às Normas Internacionais e Nacionais em Auditoria do Setor Público - Teoria e Prática; Auditorias Baseadas em Risco; Elaboração de Papéis de Trabalho em Auditorias; Análise de Dados e Sistema de Informação, entre outros.