
O Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Assédio Sexual e à Discriminação (PREVAD) do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, recebeu nesta sexta-feira, 6 de junho, a visita de representantes da Pró-reitoria da Cidadania e Sustentabilidade da Universidade Federal (UFMS), professora Vivina Sol (pró-reitora) e a professora Luciana Contrera (diretora). Elas vieram conhecer o programa de prevenção e enfrentamento ao assédio moral e sexual e discriminação desenvolvido no âmbito do TCE-MS.
As representantes da UFMS foram recebidas pela secretária executiva da Corregedoria da Corte de Contas, Márcia Serra, e pelos servidores e membros do Comitê, Álvaro Scriptore Filho (coordenador da Secretaria Executiva da Ouvidoria); Rodrigo Tonetti (gabinete da presidência), Fernanda Pangoni (DGP) e o secretário-geral do MPC-MS, José Lauro Espíndola.
No encontro, os integrantes do Comitê apresentaram o trabalho, que está sendo desenvolvido na Corte, e o planejamento de comunicação que tem possibilitado ampla visibilidade frente às questões que envolvem a política de combate e enfrentamento, promovendo a construção de um ambiente de trabalho mais seguro, com dignidade e onde comportamentos inadequados não sejam admitidos.
“Tivemos excelentes referências do trabalho que estão desenvolvendo aqui. E nós, enquanto universidade, temos uma política desde 2019 que foi reformulada em 2021, e agora, está passando por uma nova reformulação. Percebemos que na parte das denúncias e no acolhimento às vítimas, o TCE está bem avançado. E querendo aprimorar ao máximo as nossas boas práticas e sabendo dessa experiência do Tribunal de Contas, viemos aqui trocar experiências, e aprender ainda mais”, explicou Luciana Contrera.
PREVAD
A Política de Prevenção e Combate ao Assédio Moral e Sexual e a todas as formas de Violência e Discriminação, instituída pela Resolução TCE-MS n.º 213/2024, tem como objetivo promover e assegurar, no âmbito do TCE-MS, um ambiente de trabalho seguro, digno, saudável, sustentável e livre de comportamentos inadequados, garantindo o respeito mútuo entre todas as pessoas.
A denúncia pode ser identificada ou anônima. Em qualquer um dos casos, a identidade da vítima é preservada e todas as informações são mantidas em sigilo.
O TCE-MS ainda possui um Núcleo de Acolhimento, que oferece apoio psicológico aos servidores. Esse serviço tem como objetivo principal cuidar da saúde mental e física dos servidores, oferecendo atendimento individualizado em um espaço seguro e confidencial.