
Auditores de controle externo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) realizaram, nesta semana, a segunda etapa da capacitação sobre o sistema e-Sfinge, voltada aos servidores municipais. O encontro ocorreu na sede da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), em Campo Grande.
A programação gratuita teve início na segunda-feira (8/6), com a participação do conselheiro substituto Célio de Lima, que abordou o tema “Planejamento Orçamentário e Primeira Infância”. Na terça e quarta-feira, os auditores de controle externo ministraram treinamentos sobre o sistema e-Sfinge, com ênfase em Atos de Pessoal e Atos Jurídicos.
O objetivo é dar continuidade à capacitação oferecida pelo Tribunal e preparar os municípios para os desafios atuais da gestão pública, com foco em eficiência, inovação e transparência. O sistema e-Sfinge, representa um avanço no controle externo ao integrar, em uma única plataforma digital, processos como planejamento, atos jurídicos, execução orçamentária, registros contábeis, gestão fiscal e atos de pessoal.
Durante a capacitação, os participantes demonstraram receptividade e engajamento. Segundo a auditora de controle externo Anahi Philbois, os feedbacks são bastante positivos. “A equipe tem ouvido relatos de que a ferramenta aproxima os servidores e contribui para a profissionalização do serviço público, além de modernizar as rotinas. Um dos principais ganhos desses eventos presenciais é a troca de conhecimento e a melhoria na interface entre os servidores municipais e o Tribunal de Contas. Isso torna o TCE ainda mais presente na gestão dos municípios”, destacou.
A auditora de controle externo Telma Yule também ressaltou a importância da capacitação: “Percebemos o envolvimento dos jurisdicionados e o quanto eles valorizam esse momento, pois muitas dúvidas pontuais são esclarecidas. O e-Sfinge também exige que os municípios revisitem seus fluxos de trabalho, já que a ferramenta alerta automaticamente quando há inconsistências nos processos”, explicou.
As dúvidas continuam sendo esclarecidas por meio de grupos de WhatsApp e canais oficiais de comunicação. A partir de outubro, a equipe técnica do TCE-MS deve apresentar novos ajustes no sistema, visando a evolução da plataforma para o exercício de 2026.