
O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul realizou nesta quarta-feira, 24 de setembro, uma reunião para tratar das condições prévias à auditoria financeira do Programa de Desenvolvimento Integrado de Corumbá, que está em fase de encerramento. O encontro reuniu representantes do município, da instituição financeira internacional FONPLATA e da equipe de auditores do TCE-MS.
Durante a reunião foram discutidas as condições necessárias para a execução da auditoria do programa. A equipe do FONPLATA destacou a qualidade técnica dos trabalhos já realizados pelo Tribunal de Contas e elogiou a condução das auditorias, ressaltando o profissionalismo e o cumprimento rigoroso das Normas Internacionais de Auditoria. Além disso, manifestou interesse em ampliar a cooperação com o TCE-MS em futuros projetos.
A diretora, Valéria Cominale, enalteceu o reconhecimento da equipe de auditores, lembrando que o mesmo grupo já recebeu distinção em âmbito nacional por trabalhos de auditoria financeira em projetos financiados com recursos internacionais do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O resultado desse trabalho será inclusive tema do Seminário Anual das Entidades de Fiscalização Superior 2025, que acontece em Brasília no próximo mês.
O Presidente do TCEMS, conselheiro Flávio Kayatt, destacou a importância da auditoria financeira em projetos financiados com recursos internacionais e reforçou o compromisso da instituição com a transparência e a credibilidade das contas públicas.
A equipe de auditoria é coordenada pelo auditor de controle externo, Henri Forti, com participação dos membros José Ricardo Justino e Glaucia Maria de Assis. Pelo município de Corumbá, participaram a secretária municipal de infraestrutura, Jossiely Godoi, o contador Luiz Henrique e a gerente administrativa-financeira, Josiane Martins. Representando o FONPLATA, estiveram presentes o chefe da equipe do Programa, Oscar Carvalho, e o especialista em projetos, André Sampaio.