Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao "ACEITAR COOKIES", você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Se clicar em "REJEITAR COOKIES", apenas os cookies estritamente necessários serão utilizados.
GERENCIAR COOKIES
ACEITAR COOKIES
REJEITAR COOKIES
 ESTAMOS AO VIVO Ir para Conteúdo [1] Ir para o Menu [2] Ir para o Busca [3] Ir para Acessibilidade [4]
Gestão de Pessoas

TCE-MS participa de encontro que debate inovação e desenvolvimento de pessoas no setor público

A programação abordou temas como saúde mental, cultura de pertencimento, liderança, bem-estar e estratégias voltadas ao desenvolvimento dos servidores públicos

Silvia Constantino23/06/2026 às 11:49:00
Foto por: Mary Vasques - Foto por: Mary Vasques

O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul participou, nesta terça-feira (23), do 5º Encontro de Gestores de Pessoas no Setor Público de MS, realizado no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande. Com o tema "Tendências, Estratégias e Inovação", o evento reúne gestores, servidores e especialistas para debater os desafios e as transformações da gestão de pessoas na administração pública.

Entre os destaques da programação estiveram a participação da conselheira substituta do TCE-MS, Patrícia Sarmento, no painel "Lideranças Femininas: trajetórias que inspiram, espaços que se ampliam", e a palestra do diretor do Departamento de Informações Estratégicas da Corte, Geanlucas Julio de Freitas, sobre "Gestão de Pessoas no e-Sfinge".

Durante o painel, Patrícia Sarmento compartilhou sua trajetória profissional e refletiu sobre os desafios, as conquistas e a ampliação da presença feminina em espaços de liderança e tomada de decisão.

Para a conselheira, a educação foi o principal instrumento de transformação em sua trajetória, abrindo caminhos que antes pareciam distantes e servindo de inspiração para outras mulheres que desejam construir suas carreiras no serviço público.

"O estudo tem o poder de transformar vidas e ampliar horizontes. Foi por meio dele que alcancei oportunidades que, em muitos momentos, pareciam distantes da minha realidade. Espero que a minha trajetória possa inspirar jovens e servidoras a acreditarem no conhecimento como ferramenta de crescimento pessoal e profissional. Foi o estudo que me trouxe até aqui e que ajudou a construir a profissional que sou hoje", ressaltou Patrícia Sarmento.

Outro momento de destaque foi a palestra de Geanlucas Julio de Freitas, que abordou a relação entre a gestão de pessoas e o sistema e-Sfinge, ferramenta utilizada pelo Tribunal para acompanhar a gestão dos recursos públicos.

"O e-Sfinge acompanha toda a trajetória dos recursos públicos, do planejamento à execução. Como a despesa com pessoal representa cerca de 55% dos gastos da administração pública, falar de gestão de pessoas é essencial. Estamos tratando da vida do servidor desde a criação do cargo até toda a sua trajetória funcional", afirmou Geanlucas Julio de Freitas.

Correalizado pelo TCE-MS e pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), o encontro chega à quinta edição consolidado como um espaço de troca de experiências e compartilhamento de boas práticas entre profissionais que atuam na gestão de pessoas em diferentes instituições públicas.

A participação do Tribunal teve início na abertura do evento, realizada na segunda-feira (22). Na ocasião, a diretora de Gestão de Pessoas do TCE-MS, Elaine Góis, representou o presidente da Corte, conselheiro Flávio Kayatt, e destacou a importância da valorização dos servidores e do fortalecimento das lideranças para a modernização do setor público.

"A transformação das instituições públicas passa, necessariamente, pelas pessoas. Investir no desenvolvimento dos servidores é fortalecer a capacidade do Estado de entregar serviços cada vez mais eficientes, inovadores e voltados às necessidades da sociedade", destacou Elaine Góis.