O conselheiro substituto, Célio Lima de Oliveira, representou a Corregedoria-Geral do TCE-MS na assinatura da Carta Compromisso 2025, durante o Encontro Nacional de Corregedorias, Controles Internos e Ouvidorias dos Tribunais de Contas do Brasil (ENCCO 2025). A Carta, elaborada por grupos técnicos, consolida diretrizes e propostas voltadas à melhoria contínua das instituições públicas e ao fortalecimento da relação com a sociedade, ampliando os canais de participação e a confiança nas ações de fiscalização e controle.
Além de assinar o documento, o conselheiro mediou na manhã desta quinta-feira o painel técnico “Monitoramento das Cartas Compromisso 2024”, que avaliou os avanços obtidos e apontou novos desafios e metas para aprimorar a atuação do controle externo.
Realizado de 24 a 27 de setembro, no auditório do SEBRAE, em Macapá (AP), o ENCCO reúne representantes de Tribunais de Contas de todo o país sob o tema “Sustentabilidade e Governança: Para um Futuro mais Transparente e Inclusivo”. Também participaram do evento, representando o TCE-MS, diretor de Serviços Processuais, Eduardo dos Santos Dionizio, o coordenador da Secretaria Executiva da Ouvidoria, Álvaro Scriptore Filho, e a secretária executiva da Corregedoria, Márcia Serra.
As discussões do ENCCO 2025 abordam questões essenciais para a modernização da gestão pública, com reflexos diretos na qualidade dos serviços oferecidos à população de Mato Grosso do Sul.
De acordo com o conselheiro substituto, Célio Lima de Oliveira, o envolvimento do TCE-MS na assinatura da Carta de Compromissos e na avaliação dos resultados de 2024 reforça o compromisso da Corte de Contas com a boa governança e a transparência. “Participar desse processo é uma forma de assegurar que nossas práticas e decisões estejam alinhadas aos princípios da integridade e da eficiência. A Carta de 2025 é um marco que orienta nossas ações, transformando ideias em resultados concretos para a população sul-mato-grossense, que se beneficia de serviços públicos mais eficazes e transparentes”.
Reconhecido como um dos principais fóruns nacionais para fortalecimento do controle externo, o ENCCO consolida diretrizes que apoiam o desenvolvimento de instituições mais transparentes, inclusivas e sustentáveis, com reflexos diretos na vida dos cidadãos e na qualidade da gestão pública em todo o país.