
O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul participou do último dia do 3º Laboratório de Boas Práticas dos Tribunais de Contas (LabTCs) com uma inovação no uso de tecnologia para o controle externo.
Durante a programação, a auditora de controle externo Tays Araujo F. Manfrin apresentou o case “App para acompanhamento do MMD-TC/QATC: experiência do uso de tecnologia Lowcode/Nocode por auditores no TCE-MS”.
A iniciativa demonstra como o uso de soluções Lowcode/Nocode pode ampliar a autonomia técnica dos auditores, agilizar processos internos e promover mais eficiência e transparência nas atividades do controle externo.
A ferramenta foi desenvolvida com o objetivo de facilitar o monitoramento do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC) e dos critérios da Qualidade e Agilidade do Controle (QATC), utilizando plataformas que dispensam conhecimentos avançados em programação.
Ao final, a apresentação da auditora foi bastante aplaudida pelos participantes, que demonstraram imediatamente interesse no aplicativo. “Eu queria provar que ninguém tem um rótulo de conhecimento. Eu não preciso ser programador para desenvolver um aplicativo. Se você quer fazer é possível”, concluiu Tays.
O 3º LabTCs, promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Instituto Rui Barbosa (IRB) e TCMSP, reúne práticas inovadoras de todo o país, fortalecendo a troca de experiências entre os Tribunais de Contas e incentivando a modernização institucional.