
O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul deu início, na manhã desta sexta-feira (11/7), à primeira ação do Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA), voltado aos servidores da Corte de Contas. A atividade foi realizada no auditório da Escola Superior de Controle Externo (Escoex).
Ao todo, 77 servidores se inscreveram no programa. Segundo a psicóloga do TCE-MS, Débora Regina Nogueira Santiago, o primeiro módulo abordou o tema do envelhecimento saudável. “Convidamos um médico geriatra para compartilhar seus conhecimentos com os servidores. O Tribunal de Contas tem essa preocupação com a saúde do servidor”, destacou Débora.
O palestrante convidado foi o médico geriatra, Marcos Blini, que ministrou a palestra “Envelhecer com qualidade de vida”. A iniciativa reafirma o compromisso da instituição com a valorização e o bem-estar dos seus servidores. “Sempre digo que quanto melhor a pessoa vive, melhor ela vai envelhecer. É muita audácia achar que, após uma vida desregrada, vamos chegar bem no fim. O envelhecimento é um reflexo de como vivemos ao longo da vida”, afirmou o médico.
O programa foi idealizado para proporcionar acolhimento e orientação aos profissionais que se aproximam desse importante momento de transição pessoal e profissional. Um dos diferenciais do PPA é o incentivo ao diálogo entre servidores que estão em fase de preparação para a aposentadoria e aqueles que já passaram por essa experiência, promovendo uma rica troca de vivências e conhecimentos.
Entre as ações previstas no programa estão palestras, oficinas, dinâmicas de grupo, atividades físicas e encontros mensais promovidos em parceria com o Sindicato dos Servidores de Controle Externo do TCE-MS (SINSERCON).